EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS

Seção de Dimensionamento e Cronoanálise - SUPDI-GEDIS-COPER-SPI

  

Ofício Nº 29749070/2022 - SDIC-SUPDI-GEDIS-COPER-SPI

 

Bauru, 08 de março de 2022.

 

A Sua Excelência a Senhora

ERICA SOLER SANTOS DE OLIVEIRA

Prefeita Municipal de Potim

Praça Miguel Corrêa dos Ouros, 101 - Centro

CEP 12525-000 - Potim - SP

  

Assunto: Comunicação da implantação de CEP por logradouro em Potim

Referência: Processo nº 53187.012985/2022-65

  

Senhora Prefeita Municipal,

 

CEP (Código de Endereçamento Postal) é um dos recursos que os Correios utilizam para otimizar o encaminhamento e a distribuição de correspondências (envelopes e encomendas).  Dentro do processo produtivo da empresa, fazemos uso de dois tipos de CEP:

CEP genérico: quando se usa um CEP único para a cidade toda;

CEP por logradouro: quando cada, rua, avenida, alameda, viela etc, possui um CEP específico.

O município de Potim faz uso do CEP Genérico, no entanto, a partir de 01/04/2022, esta localidade passará a utilizar o CEP por logradouro, ou seja, cada logradouro (rua, avenida, alameda, viela, travessa, etc.) fará uso de um CEP exclusivo, bem como cada bairro terá uma faixa de CEP própria (intervalo sequencial de CEP que serão utilizados para o bairro em específico).

É importante colocar que a codificação por logradouros atende prioritariamente a dois requisitos:

Os logradouros a serem codificados devem estar localizados na área urbana da cidade;

Os logradouros precisam ser oficiais, ou seja, devem possuir leis/decretos que os oficializem. Desta forma, os logradouros que não preenchem esses requisitos não receberam CEP no projeto de codificação.

A Codificação Postal é uma prerrogativa da ECT e objetiva agilizar os processos operacionais da empresa, otimizando a triagem dos objetos, reduzindo prazos e proporcionando melhor qualidade aos clientes.

Ciente das dificuldades iniciais que esta mudança pode gerar aos munícipes, listamos abaixo, a forma como o processo de comunicação será realizado pela ECT:

Distribuição de panfletos contendo os novos CEP;

Disponibilização do Guia Local em formato PDF às unidades dos Correios do município, onde constam todos os bairros e logradouros cadastrados. Recomendamos que o mesmo seja disponibilizado aos munícipes no site da prefeitura ou outros canais que a prefeitura utilize para comunicação;

Disponibilização no site dos Correios (www.correios.com.br), na opção “Busca CEP ou Endereço”, onde todos os logradouros podem ser consultados individualmente;

Contato com os meios de comunicação local, através da Coordenação da Comunicação da ECT. A Coordenação de Comunicação da ECT enviará um release acerca deste assunto ao mailing local, informando sobre a mudança. Este release será também enviado à Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal.

A partir da codificação, eventuais manutenções do cadastro, poderão ser necessárias. Para a correta execução dos procedimentos, deverão ser disponibilizados os seguintes materiais, variando de acordo com a situação:

Alteração de grafia de Logradouros ou de Bairros já codificados:

Lei em vigor de denominação do logradouro ou bairro com o novo nome que será considerado a partir de então.

Inclusão de novos logradouros em Bairro já codificado:

Lei em vigor de denominação e criação do logradouro com a indicação do bairro a qual o logradouro pertence, e

Croqui com a localização do logradouro no bairro, de preferência mapa completo atualizado do município.

Inclusão de novo logradouro em Bairro não codificado:

Lei em vigor de denominação e criação do bairro;

Croqui com a localização dos bairros limítrofes ao bairro a ser incluído;

Lei em vigor de denominação e criação dos logradouro do bairro;

Croqui com a localização dos logradouros no bairro, de preferência mapa completo atualizado do município.

Inclusão de bairros novos:

Lei em vigor de denominação e criação do bairro;

Croqui com a localização dos bairros limítrofes ao bairro a ser incluído.

Toda solicitação de manutenção deverá ser solicitada pela Prefeitura, Câmara ou Associação Representação do logradouro/Bairro envolvido. O material necessário para a manutenção deverá ser enviado para:

Superintendência Estadual São Paulo Interior

Praça. D. Pedro II, 4-55 – Centro

CEP 17015-905 - Bauru/SP

Em complemento, listamos abaixo algumas dúvidas e questionamentos que costumeiramente surgem, assim como as devidas respostas:

O CEP antigo poderá ser usado?

R: O CEP antigo não poderá mais ser usado. A partir do momento em que uma cidade é codificada por logradouros, o CEP antigo deixa de ser válido. Ressaltamos que vários órgãos utilizam o banco de dados de CEP dos Correios em seus cadastros, assim, a partir de 01/04/2022, se informado o CEP antigo nesse órgãos, o mesmo será considerado como inexistente/inválido;

Uma rua pode ter mais de um CEP?

R: Alguns logradouros possuem mais de um CEP. Como dito, cada bairro possui uma faixa de CEP distinta (intervalo sequencial de CEP que serão utilizados naquele bairro), desta forma, se um logradouro passar por mais de um bairro, terá um CEP dentro do limite de cada bairro. Esses logradouros são tratados como “seccionados”;

A Zona Rural também será codificada?

R: Os logradouros de zona rural não são codificados. Todos o logradouros de zona rural farão uso de um único CEP, que serão informados junto com os demais;

Os novos cadastros são publicados automaticamente?

R: Existe um cronograma de manutenção com datas pré determinadas de cadastro, sendo sua publicação no site dos Correios prevista para os primeiros dias do mês subsequente.

Despedimo-nos e colocamo-nos à disposição para eventuais dúvidas.

 

(assinado eletronicamente)

Reinaldo Ferreira dos Santos
GERENTE DE COLETA E DISTRIBUIÇÃO

SPI/SE/COPER/GEDIS

 

  


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Reinaldo Ferreira dos Santos, Gerente, em 23/03/2022, às 16:45, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.correios.com.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 29749070 e o código CRC 3875355B.



Timbre

PRACA DOM PEDRO II, - Bairro CENTRO, Bauru/SP, CEP 17015907 - http://www.correios.com.br


Referência: Processo nº 53187.012985/2022-65 SEI nº 29749070