SAÚDE REALIZA NESTE SABADO DIA D DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO

Procura pela vacina está em baixa

A diretoria de Saúde de Potim realiza neste dia 13 de Maio das 08h às 17hs, o “Dia D” da Campanha de Vacinação contra a gripe.

A campanha que teve início no dia 17 de abril registra baixa procura pelos grupos prioritários.

A Diretora de Saúde Rodineia Rodrigues Paixão alerta para que todos que participam do grupo prioritário procurem o PSF ou a UBS para pode receber a dose. “ O número não está a contento, precisamos imunizar o maior número possíveis de pessoa”, e ressalta “ Durante o “Dia D” estaremos a disposição para qualquer tipo de dúvida”, concluiu.

As vacinas estão disponíveis nos PSFs e na UBS.Para quem faz parte da microrregião do PSF A, a campanha será feita na fisioterapia no bairro CDHU. A meta da Diretoria de Saúde é imunizar cerca de 95% do público alvo.

Podem receber as vacinas idosos acima de 60 anos, gestantes, puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto), crianças de 6 meses a 5 anos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, população privada de liberdade e portadores de doenças crônicas e outras que comprometam a imunidade. A contraindicação é para quem tem alergia severa a ovo.

A GRIPE

CONTÁGIO

Ocorre por meio de espirros, tosse e contato direto com pessoas ou locais e objetos contaminados (aperto de mão ou utilização de talheres, por exemplo).

Para diminuir as chances de contágio, os locais fechados devem ser evitados e o hábito de lavar as mãos (se possível, com álcool gel) deve ser frequente.

SINTOMAS

São parecidos com os de uma gripe comum: febre alta, dor no corpo, na garganta e tosse. Falta de ar, desconforto respiratório e tontura também podem acontecer. Vale destacar que os sintomas são muito semelhantes aos da dengue. O que diferencia as doenças é que a gripe apresenta sintomas respiratórios.

COMO PREVENIR

– Adotar hábitos simples de higiene, como lavar as mãos frequentemente com água e sabão.

– Não compartilhar objetos pessoais se estiver com

sintomas.

– Cobrir boca e nariz com lenço descartável ao tossir e

espirar.

– Manter ambientes de grande circulação sempre limpos.

– Deixar ambientes úmidos ventilados e iluminados com luz solar.

EDITAL N.º 01.2024 – PROCESSO SELETIVO PÚBLICO – CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA.

A PREFEITURA MUNICIPAL DE POTIM, (SP), através da Prefeita Municipal, no uso de suas atribuiçõeslegais, …