SAÚDE DIVULGA NÚMEROS DE DOENÇAS NOTIFICADAS EM 2017

A diretoria de saúde de Potim divulgou no início do mês o número de notificações de doenças.

Pelo relatório foram registradas as doenças sexualmente transmissíveis, doenças transmitidas pelo mosquito da dengue entre outras.

A saúde adverte para os casos onde é possível realizar prevenção, como as doenças sexualmente transmissíveis.  O uso do preservativo é muito importante e o mesmo está disponível nas unidades de saúde. As unidades contam ainda com exames de teste rápido para HIV,Hepatite  B e C e sífilis. A saúde alerta ainda para os casos onde a carteira de vacinação não está em dia. Todas as pessoas, inclusive adultos devem manter as vacinas atualizadas.

O número de acidentes com animais peçonhentos teve um ato registro, foram 55. A saúde orienta as pessoas a não mexer em colmeias e vespeiros, inspecionar roupas, calçados, toalhas de banho e rosto, pano de chão tapetes, antes de usa-los. Antes de dormir inspecionar os cômodos da casa principalmente camas, devido a presença de escorpiões e aranhas.

Não deixar entulhos, restos de alimentos jogados em via pública ou terrenos isto atrai os animais, o que pode causar doenças como leptospirose e leishimaniose,

Este ano o município teve um surto muito grande de varicela (catapora).  A saúde pede para que o período de cura da doença seja respeitado e que por 03 semanas a criança não tenha contato com outras para assim evitar a transmissão que é feita pelo ar.