A prefeita de Potim, Erica Soler oficializou nesta sexta feira, 13, o decreto de emergência administrativa, financeira, contábil e patrimonial. A medida é necessária devido à precariedade que a nova administração encontrou a cidade.
Durante visita, a prefeita junto da equipe de governo, constatou várias irregularidades nos setores municipais. Erica visitou as diretorias de Educação, Promoção Social, Transporte, Saúde e os setores de água e esgoto, PAT (Posto de atendimento ao trabalhador), PROCON, Junta Militar, Banco do Povo, Fiscalização e Acessa SP. Além desses locais, Erica vistoriou as obras não finalizadas como os PSFs (Programa Saúde da Família) nos bairros CDHU, João Nogueira, Jardim Cidade Nova, Jardim Alvorada e as creches nos bairros CDHU e Morada dos Marques.
Além dos problemas com os prédios, existem ainda as questões financeiras. A L.D.O (Lei de Diretrizes Orçamentária) para 2017 prevê gastos de R$ 50.000.00 sendo que a arrecadação real do município é de R$ 39.000.00. Diante desta discrepância a prefeitura terá que fazer uma redução de 20% nos gastos para fechar balanço. Já o memorial de restos a pagar, não foi oficializado e conclusivo, o que não permite saber o montante da dívida da prefeitura.
Existe ainda a necessidade de se renovar contratos na área da saúde e serviços essenciais como o despejo de lixo residencial, merenda escolar entre outros setores.
Com esse decreto a prefeitura terá condições para tomar as primeiras medidas e contornar a situação da cidade.