POTIM REALIZA CAMPANHA CONTRA O TRACOMA

A Diretoria de Saúde de Potim realiza neste mês a campanha contra o tracoma.

A equipe da vigilância epidemiológica está visitando as escolas e creches da cidade em crianças de 4 a 14 anos de idade.

Os pais que não autorizarem a realização do exame devem comunicar a diretoria da escola.

É uma doença infecciosa e altamente contagiosa, também conhecida por ceratoconjuntivite, e é causada pela bactéria Chlamydia trachomatis(transmitida por moscas). Esta doença compromete a córnea e a conjuntiva podendo levar à perda total da visão (cegueira) nos casos mais graves, consequências que a caracterizam como uma doença oftalmológica infecciosa.

Essa bactéria também é responsável por outras doenças como o linfogranuloma venéreo e algumas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).