HOMENAGEM DO DIA DO IMIGRANTE

Hoje quando comemoramos o dia do imigrante, vamos conhecer Gebhard Weber ou melhor “O seu Alemão”. Gebhard Weber nasceu em 18 de dezembro de 1926 em Gosheim, Alemanha.

Em 16 de novembro de 1951 veio ao Brasil a passeio com sua família e aqui ficou, tendo seu primeiro emprego de pedreiro na construção do convento de freiras em 1952 em Curitiba, Paraná, e após como motorista em Feira de Santana na Bahia.

Anos depois, veio visitar a cidade de Aparecida. E em contato com um padre alemão, Gebhard conseguiu emprego na antiga fazenda São Geraldo em Potim.

Nesta mesma época, “Alemão” como era carinhosamente conhecido, conheceu o senhor Osvaldo Castro e foi convidado a trabalhar em uma farmácia na praça Benedito Meireles em Aparecida. Gostou do trabalho. Foi então estudar Farmácia em São Paulo, logo após os estudos, foi designado para trabalhar na filial da empresa em São Sebastião, onde morou por algum tempo.

Quando voltou a Aparecida conheceu Judith Siqueira, educadora e diretora de escola. Apaixonaram-se! O casamento aconteceu em 30 de dezembro de 1968, e em 1972 e 1973 receberam suas filhas Anna e Maria.

Em fevereiro de 1977, mudou com sua família para a casa recém construída em Potim, onde abriu sua própria drogaria com o nome de Iracema.

Como bom farmacêutico, inúmeras vezes, foi chamado para socorrer os enfermos independente do horário. “Seu Alemão” estava sempre pronto para atender a todos. Fosse de perto ou mesmo de muito longe, várias vidas foram salvas por suas mãos.

Em 7 de novembro de 1977 fundou a SAP – Sociedade de Amigos de Potim, organização que permitiu que ele e outros benfeitores alcançassem grandes benefícios para o bairro.

Construiu em seu terreno a primeira sede da associação, onde realizava as festas cívicas e bailes. Em seguida ganhou da prefeitura de Guaratinguetá um terreno onde foi construída a nova sede. Anos mais tarde esta área foi doada, e no local foi construída a Igreja de São Benedito.

Junto a Eletropaulo conquistou a instalação da rede pública de iluminação, melhorias na rede de esgoto, a primeira rua asfaltada na cidade e a construção do centro poliesportivo, conhecido popularmente como CAMPO DO ALEMÃO, ao qual serviu também como diretor de esportes.

Ao lado de sua esposa deu início ao primeiro curso de alfabetização para adultos, curso de corte e costura, tricô e crochê, nos quais eram feitos enxovais e os mesmo eram doados para a obra do berço. Foram atuantes por muito tempo a Vila Vicentina.

Homem honrado e solidário, sempre foi muito ativo em benefício de Potim.

Chamada Pública Nº 013/2023

O objeto da presente é o Cadastro de Projetos para Realização de Oficinas para Orientação …