Em tempo de pandemia, renovação da CNH pode ser feita online em São Paulo.

O Detran São Paulo disponibiliza, neste tempos de pandemia e distanciamento social, alguns serviços online para que a população não precise sair de casa e comparecer ao Detran, como era feito no processo antigo. Entre eles está a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Para isso, o motorista deva acessar www.detran.sp.gov.br, depois clicar em Serviços Online, e em seguida em Renovação da CNH, preencher o formulário e o enviar via sistema. A partir daí, serão reaproveitados os dados da sua última coleta biométrica — foto, assinatura e impressões digitais — para emitir uma nova CNH.

Para receber o novo documento, o requerimento preenchido pelo usuário pede que ele informe o endereço residencial ou de entrega de sua preferência, e os Correios se encarregam de conduzir o processo até o motorista. É importante ressaltar, porém, que existe a cobrança de uma taxa.

Mas atenção, o processo online pode ser utilizado somente por pessoas cuja habilitação esteja dentro de 30 dias do próximo vencimento da documentação, que tenha foto, dados biométricos coletados e sem alterações de informações.

Além da renovação da CNH, os condutores ainda podem no site do Detran: conferir pontos, solicitar 2ª via, atualizar endereço, consultar multas, dentre outros serviços.