DIVISÃO DE SAÚDE REALIZA CAPACITAÇÃO DE IST

A Divisão de Saúde realizou nessa semana, uma capacitação de IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), com o objeto de preparar e aprimorar os atendimentos e abordagem dos agentes comunitários e profissionais da saúde à população. O evento aconteceu no dia 21, na Câmara Municipal de Potim.

A capacitação foi ministrada pelo Dr. João Marcelo, Mestre em Infectologia, que além da IST, abordou o tema “tuberculose”, diante da Campanha Contra a Tuberculose que acontece no município dos dias 21 a 27 de março.

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos e são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação.

A terminologia Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) passa a ser adotada em substituição à expressão Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), porque destaca a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo sem sinais e sintomas.

O tratamento das pessoas com IST é gratuito pelo SUS e os testes rápidos podem ser realizados em na Unidade Básica de Saúde e ESF’s de Potim.

Para mais informações: Divisão de Saúde – (12) 3112-9222

CAMPANHA DE ATUALIZAÇÃO DAS VACINAS EM POTIM

A secretaria da saúde irá promover na próxima semana a campanha de vacinação em todos …