Embora não tenhamos casos suspeitos ou confirmados da doença até o momento no município, a Prefeitura Municipal de Potim, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e o protocolo do Governo do Estado de São Paulo, comunica que, em caráter temporário, adotou medidas preventivas em equipamentos municipais, com recomendações estendidas a entidades privadas, com o intuito de minimizar os riscos de eventual transmissão do Novo Coronavírus e divulga diretrizes para enfrentamento da Pandemia de Infecção pelo Covid-19, através do Decreto nº 1.472/2020 de 16 de março de 2020, visando à suspensão:
CULTURA E EVENTOS – de eventos públicos, incluída a programação cultural, social e atividades esportivas, como oficinas e cursos da Secretaria de Assistência Social, escolas municipais de esporte, atividades voltadas a Melhor Idade, aos Grupos do CAPS, bem como qualquer atividade que possa gerar aglomeração de pessoas.
EDUCAÇÃO – de aulas no âmbito da Secretaria Municipal de Educação, sendo que o Município adotará as medidas estipuladas pelo Governo Estadual, estabelecendo-se, no período de 17 a 20 de março de 2020, a adoção gradual dessa medida com orientações para as famílias, sem a imputação de faltas aos alunos da rede pública municipal, com suspensão total a partir do dia 23 de março de 2020.
SAÚDE – do gozo de férias dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde, por tempo indeterminado.
FUNCIONALISMO PÚBLICO – Os servidores acima de 60 (sessenta) anos serão colocados em férias ou licença-prêmio a partir do dia 23 de março de 2020 por prazo indeterminado.
COMÉRCIO E INDÚSTRIA – aos estabelecimentos comerciais, industriais, prestadores de serviços e repartições públicas para que ampliem a higienização com álcool nas superfícies de materiais e equipamentos
BARES E RESTAURANTES – para os bares, lanchonetes, restaurantes e similares que evitem aglomeração, e para que tenha a distância de 01 (um) metro entre as mesas.
ORIENTAÇÕES GERAIS – aos moradores, vale ressaltar que os cuidados preventivos, como evitar locais com aglomeração de pessoas e higienização correta das mãos, devem ser adotados por todos.
Recomendações:
- Não agendar novos eventos;
- Não frequentar lugares que tenham aglomeração;
- Evitar viagens nacionais e internacionais por qualquer meio de transporte público (realizar somente as que forem estritamente necessárias);
- Se estiver com problemas respiratórios, evitar comparecer a eventos e ficar em casa;
- Racionalizar idas aos serviços de saúde. Se tiver alguns dos sintomas, ligar na Unidade de Saúde mais próxima da sua casa.